Sítio Crescer

Comunidade é convidada a conhecer a Rota Via Orgânica, dia 6/05


Prefeitura promove visita para que a comunidade garibaldense conheça melhor a proposta da Via Orgânica. O famtour (do inglês, familiarization tours) do dia 6 de maio deseja familiarizar e sensibilizar ainda mais o público em relação ao produto turístico. Toda a comunidade está convidada a participar, mas as vagas são limitadas. A visita ocorre a partir das 7h30min, com saída em frente à Prefeitura Municipal. A taxa de visita dos estabelecimentos será de 15 reais, conforme cronograma abaixo.

A organização do famtour é da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura. A confirmação de presença deve ser feita até o dia 3 de maio, quarta-feira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3462 8235 ou no e-mail turismo@garibaldi.rs.gov.br.

Roteiro do famtour - Via Orgânica

06 de maio - sábado

08h - Sítio Crescer: Possui Hostel (hospedagem compartilhada), em uma construção sustentável. Produz hortaliças e frutas orgânicas, que podem ser adquiridas. Oferece local para eventos, sitiotur entre cascatas com educação ambiental e espaços para espiritualidade, rodeados por jardins. Recebe retiros e serve refeições caseiras mediante agendamento. Valor R$10,00.

09h - Valle Rustico: Com conceitos de enogastronomia e ecogastronomia trabalhados pelo chef Rodrigo Bellora, a refeição é preparada para se apreciar em etapas, que atingem seu ápice quando harmonizados com sugestões de vinhos e espumantes. O visitante tem a oportunidade de conhecer a horta orgânica, de onde a maioria dos ingredientes é retirada. Além de ser restaurante, atua com projeto Horta (entrega de cestas com produtos orgânicos em casa), food truck e oficinas gastronômicas. Sem custo.

10h - Família Mariani: Compartilhando conhecimentos de agroecologia, a família mostra as videiras centenárias, a produção orgânica e a agroindústria. No antigo casarão, com ambientes transformados em museu, contam-se histórias da família. O visitante pode realizar passeio de trator, com vista panorâmica, e colher frutas e temperos da época.   No local, são comercializados produtos orgânicos, produzidos pelos cooperados da Coopeg. Valor R$5,00.

11h – Econatura: A “ecofábrica” construída predominantemente com materiais de reuso, utiliza processos que buscam minimizar o impacto ambiental. O espaço “Ecopipa” é utilizado como área para degustação. Produz suco de uva, vinagres de vinho tinto, balsâmico e balsâmico envelhecido, óleo de semente de uva, farinha da semente e da casca de uva, todos orgânicos. Sem custo.